Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

06

Cais Mauá
Ícone

Situação atual

O início dos trabalhos de modelagem do projeto (kick off), com apoio do BNDES e do consórcio Revitaliza, foi realizado em maio de 2021. O consórcio selecionado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) entre sete concorrentes, é por composto por oito empresas, Patrinvest, Machado Meyer Advogados, Dal Pian Arquitetos, ZEBL Arquitetura, Radar PPP, Caruso Engenharia, Apsis Consultoria Empresarial e 380 Volts Comunicação. O grupo de trabalho já organizou cerca de 10 workshops com representantes dos setores interessados e grupos da sociedade para tratar sobre a futura concessão.

Informações

O Cais Mauá situa-se no município de Porto Alegre às margens do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a rodoviária, e divide-se nos setores de armazéns, docas e gasômetro. Após a retirada da área da Poligonal do Porto Organizado de Porto Alegre, através da Portaria Minfra n° 155 de 20 de outubro de 2020, o Cais Mauá passou a ser de propriedade direta do estado do RS. Segundo Laudos do Departamento de Patrimônio do Estado realizado em 2020, o conjunto dos setores está avaliado em R$ 600 milhões.

Visão geral

O Projeto de revitalização do Cais Mauá ocorre no âmbito do Termo de Cooperação número FPE 314/2020, assinado em fevereiro de 2020, cujo objeto é a cooperação técnica entre os Partícipes para o planejamento preliminar da estruturação de projetos de desestatização de ativos imobiliários.

A modelagem proposta visa determinar a melhor destinação para a área do Cais, seja por concessão, alienação, PPP, Fundo de Investimento, entre outros.  

Links relacionados

Conteúdo relacionado

Perguntas
Frequentes

Confira as principais dúvidas sobre os temas relacionados a parcerias, concessões, privatização e PPPs.

Consulte

Saiba mais

sobre o

Projeto

.RS Parcerias