05
Cais Mauá
05

Situação atual
Após a conclusão das etapas de consulta e audiência públicas, os estudos finais de modelagem da desestatização do Cais Mauá foram aprovados, e, em agosto de 2022, o edital foi publicado. A realização do leilão estava prevista para ocorrer em setembro de 2022, mas foi adiada para novembro a pedido de investidores, interessados em aprofundar as análises sobre o projeto. Em outubro de 2022, com a realização de ajustes no edital, a versão retificada foi publicada e o leilão foi novamente reagendado para o dia 12 de dezembro de 2022. Devido a ausência de propostas, o leilão foi cancelado. O Governo do Estado está reavaliando o projeto e realizará market sounding para colher contribuições do mercado e aprimorar a proposta de modelagem. Ainda não há data prevista para a republicação do edital e realização do leilão.
- Acesse aqui os documentos do Edital
Informações
O Cais Mauá situa-se no município de Porto Alegre, às margens do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a Rodoviária, e divide-se nos setores de Armazéns e Docas. A desestatização seguirá o modelo de Parceria Público-Privada Administrativa, por um período de 30 anos, sendo admitida a sua prorrogação até o prazo máximo de 35 anos. A opção por um processo licitatório único, que combina a concessão dos Armazéns e o aproveitamento imobiliário das Docas, visa potencializar o valor dos ativos e os investimentos. O projeto prevê a execução de obras em urbanização, a demolição parcial do Muro da Mauá, com a implantação de barreira alternativa para a contenção de cheias, e o retrofit dos armazéns, respeitadas as diretrizes que orientam a preservação do Patrimônio Histórico Nacional. O valor total das intervenções é estimado em R$ 355 milhões. Em contrapartida, a concessionária poderá auferir receitas decorrentes da exploração comercial dos armazéns e receitas acessórias oriundas do compartilhamento de espaços com o poder concedente, além da contraprestação pública, paga através da transferência do imóvel das Docas, que poderá ser utilizado para incorporação imobiliária, cujo valor estimado é de cerca de R$ 145 milhões.
Visão Geral
O projeto de concessão do Cais Mauá ocorre no âmbito do Termo de Cooperação celebrado entre o Estado do Rio Grande do Sul e o BNDES, em fevereiro de 2020, para o planejamento preliminar da estruturação de projetos de desestatização de ativos imobiliários. Após a retirada da área da Poligonal do Porto de Porto Alegre, em outubro de 2020, o Cais Mauá passou a ser de responsabilidade direta do Estado do Rio Grande do Sul e foi incluído entre os projetos prioritários para a desestatização. O kick-off (reunião de “pontapé inicial”) do projeto foi realizado em maio de 2021, com a participação do BNDES e do Consórcio Revitaliza, selecionado pelo BNDES para estruturar a modelagem de privatização. O Consórcio é composto por oito empresas: Patrinvest, Machado Meyer Advogados, Dal Pian Arquitetos, ZEBL Arquitetura, Radar PPP, Caruso Engenharia, Apsis Consultoria Empresarial e 380 Volts Comunicação.
Audiência Pública
- A primeira audiência foi realizada no dia 28 de abril de 2022, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari – CAFF, em Porto Alegre, em modalidade presencial, com transmissão simultânea do evento através do canal eletrônico www.planejamento.rs.gov.br/youtube.
2. Regulamento Audiência Pública
- A segunda audiência pública foi realizada no dia 2 de junho de 2022, no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari – CAFF.
1. Regulamento Audiência Pública
2. Aviso de Audiência Pública (Diário Oficial da União)
3. Aviso de Audiência Pública (Diário Oficial do Estado)
4. Publicação em jornal de grande circulação
5. Resultado das Audiências Públicas: 01/2022 e 05/2022
Consulta Pública
Encerrada em 06 de maio de 2022.
Aviso de prorrogação da Consulta Pública
02. Avaliação Econômica-financeira