Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

06

Cais Mauá
Ícone

Cais Mauá cronograma resumido

Situação atual

O estado firmou contrato com o BNDES em fevereiro de 2021 para a estruturação do projeto de desestatização do Cais Mauá. A próxima etapa é a contratação dos consultores pelo BNDES para o início dos estudos, o que deve ocorrer no primeiro trimestre de 2021.

Informações

O Cais Mauá situa-se no município de Porto Alegre às margens do Guaíba, entre a Usina do Gasômetro e a rodoviária, e divide-se nos setores de armazéns, docas e gasômetro. Após a retirada da área da Poligonal do Porto Organizado de Porto Alegre, através da Portaria Minfra n° 155 de 20 de outubro de 2020, o Cais Mauá passou a ser de propriedade direta do estado do RS. Segundo Laudos do Departamento de Patrimônio do Estado realizado em 2020, o conjunto dos setores está avaliado em R$ 600 milhões.

Visão geral

O Projeto de revitalização do Cais Mauá ocorre no âmbito do Termo de Cooperação número FPE 314/2020, assinado em fevereiro de 2020, cujo objeto é a cooperação técnica entre os Partícipes para o planejamento preliminar da estruturação de projetos de desestatização de ativos imobiliários.

A modelagem proposta visa determinar a melhor destinação para a área do Cais, seja por concessão, alienação, PPP, Fundo de Investimento, entre outros.  

Cais Mauá cronograma detalhado

Links relacionados

Conteúdo relacionado

Perguntas
Frequentes

Confira as principais dúvidas sobre os temas relacionados a parcerias, concessões, privatização e PPPs.

Consulte

Saiba mais

sobre o

Projeto

.RS Parcerias