Free Flow

Saiba como vai funcionar o Free Flow no RS
Crédito: Governo do Rio Grande do Sul
Agilidade e eficiência nas rodovias do estado
Em uma iniciativa pioneira, o Rio Grande do Sul terá as primeiras rodovias estaduais do país com o sistema Free Flow, que prevê a cobrança de pedágio em fluxo livre, sem praças físicas. Inicialmente, a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG) instalará os pórticos nos atuais locais onde estão as praças - o primeiro deles vai substituir a praça existente na ERS-122, em Flores da Cunha. A cobrança inicia em dezembro, após um período de sensibilização e informação sobre os benefícios do novo sistema aos usuários e comunidade.
O sistema já é utilizado em vários países e foi autorizado no Brasil pela Lei 14.157/12. O free-flow funciona por meio de pórticos instalados nas rodovias, que fazem a leitura da placa ou de um chip nos veículos.
O pagamento da tarifa para a concessionária poderá ser realizado através de diversas formas, desde o meio físico até o digital, em até 15 dias depois da passagem pelos pórticos.
Onde estarão os pórticos do free flow e quando iniciam as cobranças*:
- ERS-122 / km 108 – Em dezembro/2023
- ERS-122 / km 151 – Em fevereiro /2024
- ERS-446 / km 6 - Em fevereiro/2024
- ERS-122 / km 45 - Em fevereiro /2024
- ERS-240 / km 30 - Em fevereiro/2024
- ERS-122 / km 4 - Em fevereiro/2024
* A quilometragem das rodovias estão sujeita a alterações
Saiba mais
- Perguntas e respostas sobre o free flow
- Vídeo
- Apresentação
- Confira a transmissão do anúncio de implantação do sistema free flow em rodovias da Serra Gaúcha e Vale do Caí.
- Outras informações no site da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha
O que é free flow?
Free flow é um sistema de cobrança de pedágio sem as praças físicas. O sistema já é utilizado em vários países e foi autorizado no Brasil pela Lei 14.157/12. O free flow funciona por meio de pórticos instalados nas rodovias, que fazem a leitura da placa ou de um chip nos veículos que passam por eles.
Por que instalar pórticos ao invés de praças de pedágio?
O sistema free flow traz diversas vantagens, como a praticidade, a economia de tempo de viagem, a redução de congestionamentos, a cobrança mais justa e igualitária para os usuários, além de garantir uma maior sustentabilidade, sem impacto ambiental e reduzindo a emissão de gases poluentes.
Como será feita a cobrança da tarifa de pedágio?
O condutor terá várias alternativas para fazer o pagamento da tarifa, desde o meio físico até o digital, em até 15 dias depois que passar pelos pórticos. Veículos com TAG tem a cobrança automática e desconto de 5%.
Quem não tem celular e acesso à internet, como pode pagar o pedágio no free flow?
O pagamento também poderá ser feito em pontos de parada da concessionária ao longo das estradas ou em estabelecimentos conveniados com a concessionária nos municípios próximos.
Haverá algum tipo de isenção no free flow?
Não estão previstas, por lei, isenções em pedágios em vias concedidas à iniciativa privada. Entretanto, os descontos para usuários frequentes serão mantidos e incentivados com o free flow.
Por que as rodovias do Bloco 3 foram as escolhidas para ter free flow?
É a concessão mais recente do Estado. O contrato das rodovias do Bloco 3 foi assinado em fevereiro de 2023 e as praças ainda não foram construídas. Portanto, a instalação dos pórticos nessas rodovias, além de trazer maior fluidez, segurança e comodidade aos usuários, ainda tem o benefício de evitar os impactos causados pela construção das praças físicas.
Haverá um período de educação e informação dos usuários sobre o novo método de cobrança?
Está previsto um período educativo, com campanhas informativas sobre o funcionamento do free-flow nas rodovias do Bloco 3. A instalação do primeiro pórtico está prevista para setembro de 2023 e a cobrança inicia em dezembro do mesmo ano. Os demais pórticos do Bloco 3 serão instalados a partir de 2024, o que resulta em um amplo prazo para sensibilização da comunidade e usuários das rodovias.
A rodovia RSC-287, que já é concedida, terá Free Flow?
O contrato de concessão da RSC-287 foi realizado antes da regulamentação do Free Flow e a rodovia já conta com as praças de pedágio instaladas. Por este motivo, não está prevista a instalação de pórticos na rodovia, nesse momento. Contudo, a migração para esse novo sistema de cobrança poderá ser analisada.
As rodovias administradas pela Empresa Gaúchas de Rodovias (EGR) terão free flow?
O Governo do Estado não pretende instalar pórticos nas estradas administradas pela EGR, pois todas serão concedidas para iniciativa privada e com previsão de free-flow.
As próximas rodovias concedidas no Rio Grande do Sul (Blocos 1 e 2) terão free flow?
Sim. O modelo para as futuras concessões do RS já está prevendo o free-flow nas rodovias dos Blocos 1 e 2.
A tarifa vai ficar mais barata com o free flow?
Em um primeiro momento, serão apenas substituídas as praças pelos pórticos. Mais adiante, após o período de adaptação, poderão ser instalados mais pórticos nas estradas com o objetivo de tornar a cobrança proporcional ao trajeto percorrido. Isso reduzirá o valor de cobrança em cada ponto de passagem.
O que acontece aos condutores que não pagarem o pedágio?
A infração, segundo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é a mesma em praças de pedágio ou pórticos de cobrança. Conforme previsto no Artigo 209-A, é considerado uma infração grave o ato de “evadir-se da cobrança pelo uso de rodovias e vias urbanas para não efetuar o seu pagamento, ou deixar de efetuá-lo na forma estabelecida”.
O Bloco 3
O conjunto de estradas concedidas representa 271,5 quilômetros. A concessão de 30 anos prevê investimentos de mais de R$ 4,6 bilhões por parte da concessionária CSG, em obras de duplicação de 67% dos trechos (120 quilômetros), implantação de 59,96 quilômetros de terceiras faixas, ampliação da segurança viária e sinalização, atendimento 24 horas, manutenção, entre outras ações.