Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Parcerias e Concessões
Início do conteúdo

Privatizações

Privatizações

No processo de privatização, a venda dos ativos transfere de forma definitiva as estruturas vinculadas à prestação de serviços, que passam a ser propriedade das empresas privadas. Esta medida gera recursos adicionais no caixa do Estado e os investimentos privados geram mais impostos, além da criação de novos postos de trabalho. Além disso, outros benefícios, como a ampliação do fornecimento de gás, a qualificação da rede elétrica e a criação de novas fontes energéticas, melhoram a infraestrutura do estado, tornando-o mais competitivo e atrativo para novos investidores.

Objetivo das Privatizações

Reduzir dívidas, diminuir passivos, ampliar a capacidade de investimentos por meio da iniciativa privada, além de captar recursos, possibilitam maiores investimentos em áreas essenciais como educação, saúde e segurança. Estes são alguns dos objetivos das privatizações promovidas pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Atualmente, a carteira de projetos de privatizações conta com os seguintes ativos:
- CRM - Companhia Riograndense de Mineração – Em fase de planejamento
- Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) – Leilão realizado em 2022, com processo de transferência de controle em andamento.

O que foi privatizado recentemente:
- Companhia Estadual de Energia Elétrica - CEEE (subdividida em Distribuição / Geração / Transmissão) - Privatizada em 2021/2022
- Sulgás - Companhia de Gás do Estado do Rio Grande do Sul - Privatizada em 2022

00:00:00/00:00:00

Privatizar é investir no futuro.

Canal oficial do governo gaúcho. INSCREVA-SE e saiba em primeira mão as notícias do Rio Grande do Sul. Siga também nossos perfis no twitter @governo_rs, facebook GovernodoRS e no portal do governo: http://www.rs.gov.br/ Acesse este espaço também par Crédito: Governo do Rio Grande do Sul

.RS Parcerias