Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Parcerias e Concessões
Início do conteúdo

06

CRM
Ícone

Situação atual

Os estudos de modelagem para a desestatização da Companhia Riograndense de Mineração (CRM)  ainda não iniciaram, mas há tratativas entre o estado e o BNDES para definição do escopo. Trata-se de um projeto de menor porte em relação às demais privatizações conduzidas pelo estado, que necessitará de uma abordagem diferenciada.

Informações

A Companhia Riograndense de Mineração é uma sociedade de economia mista, controlada pelo Estado do Rio Grande do Sul. A empresa detém reservas de carvão com potencial de 2,5 bilhões de toneladas. Sua unidade mineira atualmente em atividade localiza-se no município de Candiota.

Visão geral

O processo de desestatização da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) iniciou com a aprovação da PEC nº 272 pela Assembleia Legislativa em maio de 2019, seguida da Lei nº 15.300 de julho de 2019, que autorizou o Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul a promover medidas de desestatização da Companhia Riograndense de Mineração. A próxima etapa para a condução do projeto é a assinatura de contrato de assessoramento junto ao BNDES, ainda sem previsão.

Links relacionados

Perguntas
Frequentes

Confira as principais dúvidas sobre os temas relacionados a parcerias, concessões, privatização e PPPs.

Consulte

Saiba mais

sobre o

Projeto

.RS Parcerias