04
Corsan
04
Situação atual
O governo do Estado assinou, no dia 7/7/2023, o contrato de venda e a transferência da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para o grupo Aegea. A assinatura conclui o processo de privatização da companhia, arrematada em leilão em dezembro do ano passado por R$ 4,151 bilhões.
A privatização busca assegurar o cumprimento do novo marco legal do saneamento. A legislação federal determina que, até 2033, 99% da população deve ter acesso à água potável e 90%, à coleta e tratamento de esgoto.
Informações
O consórcio formado pela Aegea, líder privada no setor de saneamento do Brasil, que já está presente na PPP da Região Metropolitana de Porto Alegre, e pelas gestoras de investimentos Kinea e Perfin, foi o vencedor do leilão de lance único, com a oferta de R$ 4,151 bilhões para a totalidade das ações que foram objeto do leilão, o que representou um ágio de 1,15% em relação ao valor mínimo de venda estipulado no edital
Visão Geral
A privatização da Corsan é a primeira do setor no Brasil e busca viabilizar o cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece o ano de 2033 para a universalização dos serviços de água e esgoto, exigindo grandes investimentos, bem como a preservação dos contratos com os municípios onde a Corsan presta serviços.