Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Parcerias e Concessões
Início do conteúdo

04

Corsan
ícone

Situação atual

O governo do Estado assinou, no dia 7/7/2023, o contrato de venda e a transferência da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para o grupo Aegea. A assinatura conclui o processo de privatização da companhia, arrematada em leilão em dezembro do ano passado por R$ 4,151 bilhões.


A privatização busca assegurar o cumprimento do novo marco legal do saneamento. A legislação federal determina que, até 2033, 99% da população deve ter acesso à água potável e 90%, à coleta e tratamento de esgoto.

Informações

O consórcio formado pela Aegea, líder privada no setor de saneamento do Brasil, que já está presente na PPP da Região Metropolitana de Porto Alegre, e pelas gestoras de investimentos Kinea e Perfin, foi o vencedor do leilão de lance único, com a oferta de R$ 4,151 bilhões para a totalidade das ações que foram objeto do leilão, o que representou um ágio de 1,15% em relação ao valor mínimo de venda estipulado no edital

Visão Geral

A privatização da Corsan é a primeira do setor no Brasil e busca viabilizar o cumprimento das metas do Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece o ano de 2033 para a universalização dos serviços de água e esgoto, exigindo grandes investimentos, bem como a preservação dos contratos com os municípios onde a Corsan presta serviços.

Conteúdo relacionado

Perguntas
Frequentes

Confira as principais dúvidas sobre os temas relacionados a parcerias, concessões, privatização e PPPs.

Consulte

Saiba mais

sobre o

Projeto

.RS Parcerias