02
CEEE Transmissão
02


Situação atual do projeto
Os estudos de modelagem para a privatização da CEEE-T, realizados pelo BNDES e consultorias contratadas, foram concluídos. A documentação base foi aprovada pela Assembleia Geral de Acionistas e pelo Conselho Diretor do Programa de Reforma do Estado-CODPRE, e encontra-se em análise pelo Tribunal de Contas do Estado-TCE.
Informações do projeto
A Companhia Estadual de Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-T é uma sociedade de economia mista que se originará da cisão da atual Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica – CEEE-GT, controlada pelo Estado do Rio Grande do Sul por meio da Companhia Estadual de Energia Elétrica Participações - CEEE-Par, detentora de 65,92% do seu capital. A empresa possui 56 subestações, com potência própria instalada de 10,5 mil MVA, além de operar outras 18 unidades.
Visão Geral do Projeto
O processo de desestatização da CEEE-GT iniciou com a aprovação da PEC nº 272 pela Assembleia Legislativa em maio de 2019, seguida da Lei nº 15.298 de julho de 2019, que autorizou o Poder Executivo do Estado do Rio Grande do Sul a promover medidas de desestatização da Companhia Estadual de Energia Elétrica. Em agosto do mesmo ano, o BNDES foi contratado pelo estado para estruturação do projeto, tendo iniciado os estudos para a modelagem, em conjunto com consultorias contratadas, em dezembro de 2019. Em março de 2020, foi divulgado fato relevante ao mercado referente à intenção de cisão parcial da CEEE-GT.
