07
Ativos Imobiliários
07
Situação atual
Em dezembro de 2021, o Governo do Estado do Rio Grande do Sul e BNDES assinaram o contrato de estruturação do projeto de Modelagem de Ativos, juntamente com o Primeiro Termo de Execução referente ao contrato. Na sequência, o BNDES realizou a contratação do Consórcio Desmobiliza, que está elaborando a modelagem do Projeto.
Informações
O primeiro Termo de Execução firmado no âmbito do Projeto de Modelagem conta com 298 imóveis, divididos em quatro grandes grupos: Centro Histórico de Porto Alegre, Tapira/PR e fluxo de vendas do patrimônio e Centro Administrativo Engenheiro Noé de Mello Freitas (CAENMF). Para realizar a modelagem, o Consórcio Desmobiliza é composto por seis empresas especializadas: Patrinvest (Líder), APSIS, CIX Capital, A&M, Machado Meyer e ZBL.
Visão geral
O objetivo do Projeto é definir a melhor destinação para o conjunto de imóveis indicados no Termo de Execução, seja através de alienação direta, concessão, fundo de investimento, parceria público-privada, entre outros. O contrato com o BNDES possibilita a formalização de outros Termos de Execução concomitantes, viabilizando a modelagem de diferentes grupos de imóveis, conforme conveniência e oportunidade. Além de destinar os imóveis que não estão sendo utilizados, o Projeto prevê a elaboração da regulamentação do novo marco legal do patrimônio (Lei 15.764, de 15 de dezembro de 2021) e indica a criação de um Fundo de Investimento Estadual permanente, que vai facilitar a gestão de outros ativos estaduais.
Links Relacionados
Parceiro Estruturador