Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Secretaria de Parcerias e Concessões
Início do conteúdo

10

Aeroportos Regionais
icone

Situação atual

O governo do Estado publicou, em 19/02/24, no Diário Oficial, o edital da parceria público-privada (PPP) dos aeroportos Lauro Kortz, em Passo Fundo, e Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo. O leilão para definir quem vai operar, fazer a manutenção e ampliar a capacidade da infraestrutura dos dois terminais será realizado no dia 7 de maio, às 14h, na B3, em São Paulo. A entrega de envelopes por parte dos interessados será em 30 de abril, das 9h às 12h.   

O critério para definir o vencedor da licitação será o de quem oferecer o maior desconto do aporte público. O futuro consórcio vai fazer a gestão dos terminais por 30 anos e deverá, obrigatoriamente, investir mais de R$ 101 milhões para qualificar a infraestrutura e a operação nos locais.   

O critério para definir o vencedor da licitação será o de quem oferecer o maior desconto do aporte público. O futuro consórcio vai fazer a gestão dos terminais por 30 anos e deverá, obrigatoriamente, investir mais de R$ 101 milhões para qualificar a infraestrutura e a operação nos locais.

Audiência Pública

As audiências públicas sobre os projetos foram realizadas em Santo Ângelo, no dia 05 de junho de 2023, no Centro Municipal de Cultura, e em Passo Fundo, no dia 06 de junho de 2023, na Câmara de Vereadores do município.

O regulamento da Audiência Pública e demais informações pertinentes ao projeto estão disponibilizados nos links abaixo:

Regulamento de Audiência Pública

Aviso de Audiência Pública - Diário Oficial do Estado

Aviso de Audiência Pública - jornal de grande circulação

Ata Audiência Pública - Passo Fundo

Ata Audiência Pública - Santo Ângelo

Relatório Audiência Pública - Passo Fundo

Relatório Audiência Pública - Santo Ângelo

Aviso de Disponibilização de Resultado de Consulta e Audiências Públicas

Consulta Pública

O Estado do Rio Grande do Sul por intermédio da Secretaria de Parcerias e Concessões (SEPAR), com fulcro no art. 90 da Constituição Estadual, comunica que estão disponíveis para Consulta Pública as minutas de contrato e edital de concorrência pública internacional para a CONCESSÃO DE SERVIÇOS PÚBLICOS PARA A AMPLIAÇÃO, MANUTENÇÃO E EXPLORAÇÃO DA INFRAESTRUTURA AEROPORTUÁRIA DO AEROPORTO DE PASSO FUNDO – LAUROKORTZ, E DO AEROPORTO REGIONAL DE SANTO NGELO – SEPÉ TIARAJU, bem como os estudos do projeto, com o objetivo de receber contribuições da sociedade civil para aprimoramento dos referidos documentos.
Os interessados deverão realizar contribuições mediante o preenchimento do FORMULÁRIO DE CONTRIBUIÇÕES abaixo e encaminhá-lo à SEPAR por meio do endereço eletrônico: consultaaeroportos@separ.rs.gov.br.
A data limite para as contribuições foi 9 de junho de 2023.

- ACESSE AQUI OS DOCUMENTOS DA CONSULTA PÚBLICA -

Formulário de Contribuição

Aviso de consulta pública - Diário Oficial do Estado

Aviso de consulta pública - jornal de grande circulação

Consulta Pública - Respostas (Consolidado)

Aviso de Disponibilização de Resultado de Consulta e Audiências Públicas

Informações

O Governo do Estado publicou, em abril de 2021, o Edital nº 001/2021 de Procedimento de Manifestação de Interesse – PMI para a concessão dos aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo. O PMI é um instrumento que permite que a iniciativa privada elabore os estudos técnicos e de viabilidade para projetos de concessão. Pelo procedimento, as empresas interessadas financiam os estudos, apresentando o modelo de contrato que será adotado na Concessão e se remuneram pelo vencedor da licitação. Foram recebidos estudos de dois interessados autorizados: INFRACEA Aeroportos e Grupo de Consultores em Aeroportos (GCA).

O resultado da seleção dos estudos foi publicado em 27 de maio de 2022. O projeto foi aprovado pelo Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas (CGCPPP) e enviado para análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A consulta pública do projeto está aberta até o dia 9 de junho de 2023.

Visão geral

Projeto de concessão para operação, exploração, conservação, manutenção, melhoramentos e ampliação da capacidade da infraestrutura dos Passo Fundo (Lauro Kortz) e de Santo Ângelo (Sepé Tiaraju), no Rio Grande do Sul.

A escolha dos aeroportos dos dois aeroportos teve como base o Plano Estadual de Logística e Transporte (PELT), estudo contratado com recursos do Banco Mundial para realizar, através de análises de dados atuais e de projeções macroeconômicas, o diagnóstico e a identificação das deficiências e dos gargalos do sistema de transportes de cargas do Rio Grande do Sul e propor soluções ao gerenciamento do sistema transportador. O estudo elencou como obras prioritárias o aumento da capacidade da pista e de serviços dos Aeroportos de Passo Fundo e Santo Ângelo, e recomendou “incluir nos orçamentos federais ou através de concessões e PPPs, a previsão de recursos para investimentos nos aeroportos de maior potencial no Estado: Porto Alegre, Pelotas, Caxias do Sul, Passo Fundo e Santo Ângelo possibilitando a utilização de aeronaves de maior porte para transporte de cargas”.

Procedimento de Manifestação de Interesse - Edital | Anexos | Estudos Complementares

Edital

Portaria Comissão de Avaliação

Aviso de Publicação

Aviso de Prorrogação

Conselho Gestor do Programa de Concessões e Parcerias Público-Privadas do RS - CGCPPP/RS

Edital PMI Aeroporto Passo Fundo e Santo Ângelo

Anexo I • Termo de Referência para PMI dos Aeroportos

Anexo II • Modelo de Requerimento de Autorização

Anexo III • Declaração de Transferência de Direitos Autorais

Anexo IV • Critérios de Avaliação e Seleção

Anexo V • Critérios de Ressarcimento

Anexo VI • Convênios de Delegação n 101 2013 e n 112 2013

PLANO AEROVIÁRIO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

Termo de autorização GRUPO DE CONSULTORES

Termo de autorização INFRACEA

Termo de autorização SINART

Relatório de Avaliação e Seleção dos Estudos - PMI

Diário Oficial do Estado - Seleção Estudos Aeroporto

Conteúdo relacionado

Perguntas
Frequentes

Confira as principais dúvidas sobre os temas relacionados a parcerias, concessões, privatização e PPPs.

Consulte

Saiba mais

sobre o

Projeto

.RS Parcerias