Governo estadual, federal e prefeitura assinam acordo de cooperação técnica

Publicação:

Reuniao Trensurb   caco da motta
Encontro que tratou do processo de desestatização da Trensurb ocorreu no Centro Administrativo do Estado - Foto: Caco da Motta / Ascom SAAM

Representantes dos governos estadual e federal e da prefeitura de Porto Alegre assinaram acordo de cooperação técnica para a o levantamento e compartilhamento de informações que apoiem o planejamento e a execução do projeto de concessão do serviço público de transporte ferroviário de passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (5/2) na Sala de Governança do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital.

Os titulares da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, e da Secretaria Extraordinária de Parcerias, Bruno Vanuzzi, e o diretor-superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, receberam integrantes da Secretaria Especial do Programa de Parcerias e Investimentos e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). "O diálogo com o governo federal é fundamental para questões de comum interesse e esta formalização é um passo importante para avançarmos na questão do trensurb", explicou Meirelles.

O metrô de Porto Alegre é operado pelo governo federal por meio da empresa Trensurb, mas sob a responsabilidade do Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros, que compete ao Estado por meio da Metroplan. O acordo também inclui a composição dos agentes e os ajustes para o processo de desestatização da Trensurb, que será estruturado a partir dos serviços técnicos do BNDES.

Estiveram presentes no encontro o secretário de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos, Wesley Cardia, o diretor de Programa da Secretaria de Fomento e Apoio a Parcerias de Entes Federativos, Marcel Oliveira Barbosa, todos da Secretaria Especial do PPI. Também participaram da reunião a superintendente da Área de Estruturação de Empresas e Desinvestimento do BNDES, Lidiane Delesderrier Gonçalves, o secretário adjunto da Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Nelcir Tessaro, e o secretário extraordinário de Mobilidade de Porto Alegre, Rodrigo Mata Tortoriello.

Texto: Caco da Motta/Ascom SAAM
Edição: Secom