Impulsiona RS: Soluções em PPPs são foco de encontro na Granpal

Em uma nova ação do cronograma de capacitações do Impulsiona RS - Municípios em Expansão, foi realizado nesta terça-feira (7), um workshop com as cidades que integram a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Granpal.
No encontro, que aconteceu no Instituto Caldeira, o secretário de Parcerias e Concessões do Estado, Pedro Capeluppi, apresentou o programa que busca fomentar as parcerias público privadas (PPPs) no Estado.
Um dos tópicos comentados no workshop foi como as parcerias com a iniciativa privada podem potencializar investimentos nos municípios gaúchos, com exemplos de PPPs feitas no proprio Estado, assim como em diversas cidades brasileiras.
"PPPs são ferramentas para melhorar a gestão pública. Não tem nada a ver com questão ideológica, pois todos os governos de todas as vertentes já promoveram ou estão promovendo parcerias. O foco é melhorar a eficiência dos serviços para as pessoas", disse Capeluppi.

Áreas do programa
O Impulsiona RS é composto por quatro etapas: diagnóstico, estruturação, acompanhamento e capacitação. A inicial será dedicada a identificar os projetos já existentes e, na sequência, a realizar a avaliação de novos, com foco em criar uma rede de PPPs no Estado.
O trabalho ainda prevê a seleção de iniciativas viáveis e buscar ou indicar estruturadores (bancos, fundações, órgãos multilaterais etc.), além de contar com a elaboração do acordo de cooperação para viabilizar estas ações.
As iniciativas apresentadas pelos municípios passarão por um processo de análise de pré-viabilidade, com o objetivo de aumentar a chance de sucesso dos projetos. Os projetos serão estruturados nas áreas de educação, saúde, iluminação pública, usina solar fotovoltaica, resíduos sólidos, mobilidade urbana, saneamento e equipamentos turísticos ou culturais.

Granpal
A associação compreende 20 municípios da região metropolitana, que representam 3,5 milhões de gaúchos e 35% do PIB do RS.
Outros encontros do Impulsiona RS estão programados para as próximas semanas em diferentes municípios, contemplando todas as regiões do Estado.
Lucas Barroso / Ascom Separ