Governo do Estado do Rio Grande do Sul
Início do conteúdo

Governo do Estado divulga datas de etapas para o leilão da CEEE-G

Informações foram publicadas no Diário Oficial do Estado de 22 de dezembro

Publicação:

Card privatizações
-

O governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), divulgou o edital de leilão da Companhia Estadual de Energia Elétrica-Geração (CEEE-G), publicado no Diário Oficial do Estado de 22 de dezembro.

A data da entrega das propostas será em 9 de fevereiro de 2022. O início da sessão pública do leilão, com a abertura dos envelopes, ocorre às 14h de 15 de fevereiro de 2022, na B3, em São Paulo.

O valor mínimo das propostas será de R$ 1.253.737.766,08. A alienação do controle ocorrerá por meio da oferta de lote único das ações, representando 66,23% do capital social total.

O segmento de geração de energia é o terceiro braço do Grupo CEEE a ser privatizado, após a realização do leilão de venda da CEEE Distribuição (CEEE-D), no final de março, e da CEEE Transmissão (CEEE-T), em julho deste ano.

Histórico do processo de privatização da CEEE

A desestatização da companhia foi iniciada em janeiro de 2019, com a elaboração das propostas legislativas necessárias. Em maio do mesmo ano a Assembleia Legislativa aprovou a retirada da obrigatoriedade de plebiscito para a venda da empresa e, em julho, autorizou a privatização das empresas do Grupo CEEE.

Para a elaboração dos estudos e da modelagem do projeto de privatização, o governo do Estado firmou contrato com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A execução dos serviços foi feita pela empresa Ernst & Young Global e pelo consórcio Minuano Energia, composto pelas empresas Machado Meyer, Thymos Energia e Banco Genial.

A CEEE-D foi comprada pelo Grupo Equatorial e a CPFL Energia assumiu do controle da CEEE-T.

Sobre a CEEE-G

A CEEE-G tem cinco usinas hidrelétricas (UHE), oito pequenas centrais hidrelétricas (PCH) e duas centrais geradoras hidrelétricas (CGH) com potência própria instalada de 909,9 MW.

Outros 343,81 MW são oriundos de participação em projetos realizados por meio de consórcios ou sociedades de propósito específico (SPE), somando potência total de geração de 1.253,71 MW, sendo 1.145,97 MW instalados no Rio Grande do Sul.

A energia produzida pelas usinas é destinada ao suprimento do Sistema Integrado Nacional (SIN) e os clientes são empresas de Distribuição e Consumidores Livres do mercado.

• Clique aqui e acesse página com informações sobre privatizações do governo do Estado

Texto: Ascom Sema
Edição: Secom

Portal do Estado do Rio Grande do Sul